sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O YouTube como pequena máquina do tempo através da memória audiovisual coletiva




O vídeo acima São Francisco 1906 e descobri no YouTube, que considero uma pequena máquina do tempo justamente por possibilitar que encontremos vídeos sobre todos os assuntos, principalmente material histórico como o que mostra pouco menos de 10 minutos de um passeio pelas ruas da cidade de São Francisco, nos primórdios do século XX, quando os primeiros automóveis começaram a rodar pelas cidades.
Não somente o professor de História, mas principalmente este, tem ao seu dispor um riquíssimo acervo de vídeos, documentários etc que possibilitam ilustrar suas aulas e estimular o debate sobre a história do conhecimento.
Evidentemente que não se assemelha as imagens de um Grand Thief Auto (GTA), mas para quem é pesquisador, poder simular um passeio por ruas e cidades antigas é uma sensação inestimável. Poder convidar filhos e alunos para este passeio, melhor ainda. Pensar que o próprio GTA pode ser um espaço virtual de aprendizagem em interação com vídeos históricos, melhor ainda. Basta criatividade, dinâmica e e planejamento de integração do conteúdo programático à atividade em questão.
Reunir fotografias e vídeos antigos da escola, de professores pais e alunos e editá-los como pequenos documentários e socializ-alos em blogs e em apresentações na comunidade escolar.
Contextualizar situações como bondes elétricos que existiram até algumas décadas atrás e que sumiram em prol do petróleo/gasolina e hoje retornam os carros elétricos como algo moderno, é também dialogar entre gerações e sobre conceito como o que é de fato moderno e antiquado. Do vidro que foi substituído pelo plástico. De discutir conceitos sobre educação ambiental, reciclagem de coisas e ideias.
Abaixo, outros vídeos de décadas passadas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário