quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Uma História Moderna de Terror: entre o riso e a reflexão sobre as conexões digitais ou não




O vídeo acima Uma História Moderna de Terror, descobri vi Facebook da colega Andréa Rodrigues, educadora de Novo Hamburgo (RS), Brasil e trata-se de divertido material para promover uma reflexão sobre os hábitos do cotidiano, em que para uns, alguém não ter um perfil na rede social é quase como não existir no mundo real, dando calafrios nos mais exagerados.
A questão de quem não tem nada no mundo real ser considerado fake às avessas é sensacional. Lembra-me pesquisa feita com alunos do ensino médio nos EUA e depois replicada no Brasil, em que perguntando sobre o que não achavam no Google, o que seria, disseram: - Se não está no Google, não existe! è a lógica de quem apenas vê o lado digital da questão...
Um material para discutir sobre a exposição extremada no mundo digital, da mesma forma que também conversar sobre o movimento inverso: o extremismo de não querer ter nada conectado, nenhum tipo de conexão com o mundo real que também é digital.
Nem 8 nem 80, nem exposição demais nem de menos. Hoje, pensando na educação, é essencial ter um perfil, uma conta de e-mail para poder utilizar alguns recursos como blog, canal de vídeos, jogar, fazer downloads etc. O bom professor não pode ser refratário ás TIC e Mídias Sociais. Pois conectar-se ao aluno é também conhecer o mundo que ele habita, além da sala de aula. Para poder estabelecer estratégias metodológicas e didáticas faz-se necessário estar conectado, não apenas online. Há diversas bibliotecas disponibilizando seus acervos no formato digital (PDF) para download gratuito; muitos professores compartilhando suas experiências em blogs, canais de vídeos, perfis de redes sociais.
Portanto, nem 8 nem 80 ao lidar com as conexões, sejam elas digitais ou não. Mas há que se ter, como tudo na vida equilíbrio, bom senso, meio-termo.
O vídeo em questão provoca risos e reflexões.

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